Aprenda a fazer promoções de Natal na pandemia de Coronavírus para não perder vendas na melhor época do ano para o varejo.
Porque um artigo sobre como fazer promoções de Natal na pandemia de coronavírus? Porque o cenário que vivemos é completamente incerto e desconhecido para os varejistas.
Nunca, desde a gripe espanhola 1918, uma epidemia ganha proporções de uma pandemia e, na época, o varejo como conhecemos ainda não existia.
Por isso, essa situação é completamente inédita para os varejistas. É difícil pensar no que fazer para garantir que os negócios continuem funcionando e dando lucros em um momento em que toda a população está assustada e sem saber o dia de amanhã.
Pensando em tudo isso, a gente do QuantoSobra já traçou diversas estratégias para ajudar o público varejista a manter suas vendas, seja expandindo o seu negócio para a internet, seja mudando suas plataformas de atendimento. Tudo para que todo o setor consiga aplicar métodos que garantam a sua sobrevivência nesse conturbado período.
Você pode encontrar esta série de artigos nos links abaixo:
Aqui: Como vender pelo Instagram;
Aqui: Como enviar seus produtos pelos Correios;
Aqui: Como vender mais durante a Pandemia de Coronavírus;
E aqui: Coronavírus: o que muda para o empregado e empregador com a MP 927/2020.
Se você ainda não leu estes artigos, eu recomendo que você leia este artigo aqui, onde eu falei sobre a importância de o varejista migrar para plataformas E-commerce durante e depois da pandemia.
Além disso, se você ainda não usa o WhatsApp Business para vender e atender e quer aprender como fazer isso e como criar um catálogo com os seus produtos dentro do aplicativo, a gente ensinou estes passo a passos, aqui:
Você também precisa saber que, como se tivesse percebido a demanda que este novo mercado tem trazido para o Brasil, o WhatsApp agora permite que o empresário envie e receba pagamentos através da plataforma. A gente ensinou a fazer isso, aqui:
Este artigo que você está lendo é a continuação desta lista de textos, criados pela gente para ajudar os empresários a enfrentar esta crise trazida pelo Coronavírus.
A Natal é uma data muito especial para os varejistas. Na verdade, é possível afirmar que o mês inteiro de dezembro tem essa aura natalina que faz com que todas as pessoas pensem com carinho na melhor forma de presentear seus amigos e entes queridos.
O resultado desse carinho é o crescimento gigante que as vendas das empresas varejistas sofrem todos os anos.
É claro que o período não é especial somente pelo aumento nas vendas. A época de Natal tem a sua própria magia mas, também devemos considerar que, é das vendas feitas nessa época que muitos pequenos empresários tiram o dinheiro que vão investir em melhorias e benefícios para seus colaboradores. Além de esse dinheiro, muitas vezes, também ajudar em investimentos para o crescimento para a própria empresa.
Entretanto, a época de Natal de 2020 está sendo bem diferente e de uma maneira completamente inesperada. Em meio a uma pandemia, com a economia desaquecida e com as pessoas com medo de sair de casa.
Como conseguir vender em um período como esse?
É para ajudar você nesta questão que a gente separou algumas dicas.
O primeiro passo para se fazer promoções de Natal durante essa pandemia de coronavírus é entender que o processo não vai poder ser o mesmo dos outros Natais.
É necessário investir no online. É claro que você não vai criar estratégias somente para o mundo online mas, essa área é importante para que você tenha, pelo menos, o mesmo número de vendas do ano anterior.
Sabendo disso, vamos às dicas:
Sim, combos! Aqui, não estamos nos referindo a venda casada, que é crime. Estamos nos referindo a criar combinações de produtos que os seus clientes já gostariam de comprar em conjunto. A combinação de produtos enche os olhos do comprador e estimula ele a adquirir aqueles tão sonhados produtos todos de uma vez só. Ainda mais se o combo tiver um descontinho especial.
Não deixe de conferir: Decoração de Natal para lojas: 7 dicas e 100 imagens para inspirar sua vitrine
Que tal oferecer um super desconto para quem comprar os seus produtos pela internet? Em tempos de pandemia, a maioria das pessoas tem optado por fazer suas compras sem sair de casa. Se você ainda oferecer um preço especial para ele, a chance de sucesso de venda é ainda maior, já que ele não vai querer perder a oportunidade, o desconto e a facilidade.
Como dissemos acima, as pessoas, durante esse período de pandemia, estão preferindo comprar sem sair de casa. Isso abrange todos os tipos de mercadoria, desde roupas até o supermercado. Por isso, para aproveitar esse comportamento, que depois de virar costume dificilmente vai ser abandonado, uma boa dica é que você também entregue seus produtos diretamente para o seu cliente.
Isso facilita o processo de compra e fideliza o cliente, que sempre vai optar por quem entregam em casa.
Seguindo a linha do que dissemos acima, de nada adianta você entregar seus produtos á domicilio e não oferecer mais de um método de pagamento, não é mesmo? Por isso, tenha uma maquininha de cartão que o seu motoboy possa levar junto com ele na hora de fazer suas entregas.
Ah, não esqueça que o motoboy também deve ser protegido e valorizado. Por isso, é necessário criar métodos de manter ele a salvo do vírus, com máscaras, álcool gel e tudo mais que for necessário. Não há venda ou lucro que valha a vida de alguém.
Quem nunca comprou um produto artesanal e recebeu junto, um bilhetinho escrito à mão? É muito bacana, não é?
E o que impede a sua empresa de fazer o mesmo? Escrever uma dedicatória não é algo que demora muito e pode significar a fidelidade do seu cliente. Por isso, tenha, nem que seja uma dedicatória padrão, para enviar para seus clientes quando você entregar os produtos na casa deles. A simpatia garante que o cliente vá se lembrar de você sempre que precisar de um produto que você vende.
A dica final, talvez seja a mais importante: não deixe de se cuidar e de cuidar e cuidar dos profissionais que trabalham com você. Tome todas as precauções possíveis para que a maior parte do serviço seja feita de casa e, se não for possível, cuide da higiene do local e das pessoas que circulam pela sua empresa.
Você tem mais alguma dica? Não deixe de compartilhar com a gente aqui nos comentários abaixo. Assim, você compartilha a sua experiência com outros empresários e o mundo do varejo fica ainda mais forte.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin diam justo, scelerisque non felis porta, placerat si. Vestibulum ac elementum massa. In rutrum quis risus quis sollicitudin.