Últimas Notícias

Os dilemas da mudança de carreira na pandemia

O ano de 2020 foi extremamente atípico em função da Covid-19. Profissionalmente falando foi um tempo de dúvidas e incertezas, principalmente para quem vislumbrou uma mudança de carreira durante a pandemia. 

De acordo com uma pesquisa do grupo Pearson mais de 76% os brasileiros admitiram que repensaram e cogitaram uma mudança de carreira na pandemia. No entanto, 59% desses profissionais se mostraram preocupados com essa possibilidade. 

A verdade é que a pandemia criou um grande dilema sobre valer ou não a pena uma mudança de carreira nesse período. Pois, a decisão de mudar de rumo profissionalmente não é simples e exige coragem, ainda mais em um tempo de incertezas como o que vivemos.

Neste período, trocar de carreira pode ser arriscado, mas, também uma oportunidade propícia para dar um salto na carreira e nos planos profissionais. É preciso, no entanto, ter cautela para realizar mudança de carreira na pandemia.

Neste artigo mostraremos como realizar essa mudança de carreira, mesmo que com alguns desafios, e daremos dicas para quem quer mudar de profissão neste momento. Confira! 

6 dicas de como realizar uma mudança de carreira

Se você decidiu se arriscar e deseja fazer mudança de carreira na pandemia é necessário fazer essa transição com muito cuidado e responsabilidade. 

Trocar por trocar pode ser um erro e deixá-lo em situação difícil, tendo que encarar o desemprego, por exemplo. Confira abaixo alguma dicas para realizar a mudança de carreira na pandemia da forma correta e sensata no momento atual. 

  • Avalie o mercado;
  • qualifique-se profissionalmente;
  •  aproveite o ambiente on-line para buscar uma vaga;
  • pesquise tudo sobre a empresa;
  • não ignore sua experiência;
  • analise sua situação financeira.

Em seguida falaremos mais sobre esses pontos que todo profissional deve levar em conta ao decidir por uma mudança de carreira.  

Avalie o mercado 

É importante antes de decidir pela mudança de carreira, fazer uma avaliação do seu momento profissional. Fazer perguntas como: “estou sendo prudente?”, “esse é o melhor momento para uma mudança?”, “é um risco calculado?”, podem ajudá-lo a decidir. 

Afinal, a pandemia aumentou o desemprego em 27,6% em apenas quatro meses, segundo o IBGE, e consequentemente gerou uma grande concorrência no mercado. 

Ou seja, sair de um emprego garantido, com carteira assinada e benefícios, para algo incerto, talvez não seja uma boa decisão. 

Diante da instabilidade do mercado meça as vantagens e desvantagens referentes a uma transição profissional e nesse momento evite trocar o certo pelo incerto. 

Qualifique-se profissionalmente 

Em meio a alta no desemprego, durante a pandemia a concorrência se tornou ainda mais elevada. Muitas áreas ficaram saturadas, e concorrer a uma boa vaga exige qualificação e preparo. 

Por isso, antes de decidir por uma mudança de carreira na pandemia questione-se: “estou preparado para aquela vaga?”. Cada passo nesse momento exige planejamento para você não pisar em ovos. 

Dentro desse planejamento a qualificação profissional, o aperfeiçoamento das habilidades e o desenvolvimento de novas é determinante para uma mudança de sucesso. 

Portanto, assim que definir qual a sua nova área de interesse, busque se aperfeiçoar nela para que esteja apto para exercer tal função. Faça cursos, hoje em dia existem diversos on-line, pagos e gratuitos. Assista workshops e pesquise a fundo as exigências daquele ramo de atuação. 

Mudança de carreira exige preparo profissional, ainda mais em um cenário com uma alta concorrência, como é o caso da pandemia. 

Aproveite o ambiente on-line para buscar uma vaga

A pandemia trouxe consigo a exigência do isolamento social por um longo período. Até por isso, muitas empresas mudaram o rumo do seu processo seletivo. O ambiente on-line passou de opção para obrigatório, em muitos casos. 

  • Já falamos sobre o recrutamento on-line no nosso blog, confira clicando aqui

Essa mudança impactou não só para as empresas como os profissionais. Apostar nas plataformas digitais para se candidatar a uma nova vaga de emprego se tornou o caminho ideal para quem deseja uma mudança de carreira na pandemia. 

Sites como Vagas, Trampos.co, Catho e outros, se tornaram locais extremamente convenientes para quem almeja uma nova oportunidade. 

A possibilidade de enviar seu currículo para diversas vagas sem sair de casa tornou tudo mais fácil, em meio ao isolamento social. Por isso, se você se decidiu por mudança de carreira na pandemia aposte nas plataformas digitais para encontrar a vaga ideal. 

Caso seja chamado para uma entrevista on-line comporte-se como se estivesse numa presencial. 

Esteja com uma roupa adequada, em um ambiente sem barulhos e interrupções e, se possível, utilize um local onde a internet funcione bem para que a conversa com o recrutador flua da melhor forma possível. 

Pesquise tudo sobre a empresa

Outro ponto importante para quem decide por uma mudança de carreira na pandemia é avaliar e conhecer a cultura organizacional e os valores daquela empresa que você almeja. 

O salário não pode ser apenas o principal motivo pelo qual você irá aceitar uma vaga, é imprescindível que o profissional esteja alinhado com os objetivos da organização. 

Se você decide sair de onde está e faz uma transição para determinada carreira ou vaga apenas pelo dinheiro está cometendo um grande erro.

Isso porque em algum momento você irá questionar se aquele lugar é para você e consequentemente terá uma queda de rendimento e um aumento do estresse profissional.

Então, antes mesmo de concorrer a determinada vaga, busque informações sobre aquela empresa. Pesquise sua reputação em sites de pesquisa e leia sobre a missão, visão e valores dela. 

Precisa existir uma “química” entre o profissional e a empresa para que haja um sucesso futuro. Ignorar esse detalhe e pensar apenas no dinheiro é um grande risco para quem deseja fazer uma mudança de carreira. 

Não ignore sua experiência

Um detalhe muito comum de quem deseja uma mudança na carreira é achar que deve abrir mão de tudo que aprendeu até o momento. Porém, esse é outro grande erro, já que suas habilidades podem servir em outra vaga ou profissão mesmo que distintas. 

Se você pensa numa mudança de carreira na pandemia é preciso pensar no quanto você poderá aproveitar suas qualificações na próxima vaga que irá ocupar. Conhecimento não pode ser descartado e você deve levar isso em conta.

Mudanças drásticas, ainda mais em um mercado incerto pela pandemia, pode ser um erro básico que pode te deixar desempregado. 

Que tal se ao invés de nesse momento mudar sua carreira da água para o vinho, você priorizar uma troca pontual dentro da mesma área de atuação? 

Essa é uma boa alternativa diante da instabilidade que as empresas vivem atualmente e mais viável para que você não abra mão das suas qualificações neste momento. 

Analise sua situação financeira 

Uma mudança de carreira na pandemia requer muito mais do que desejo, exige responsabilidade. Se você vive um momento financeiro difícil, apertado e com dívidas, será que chegou a hora de mudar? 

Essa pergunta é importante para que você avalie se os riscos de uma mudança de carreira na pandemia são controlados. Faça uma reflexão sobre a sua realidade e pense em quem depende do seu dinheiro como filhos, pais e outros. 

Você irá se arriscar demais para fazer uma troca nesse momento de pandemia? O ideal nesse caso é possuir uma reserva financeira que dê um apoio para suportar qualquer acontecimento inesperado nessa transição. 

Aliás, muitas mudanças de carreira podem significar um ganho menor já que o profissional pode passar de um cargo maior para um júnior, enfrentando um recomeço. Seu bolso aguenta esse tipo de mudança? Você terá dinheiro para cumprir com suas obrigações? 

Antes de fazer uma mudança de carreira na pandemia planejar e avaliar sua situação financeira é muito importante para que você não se arrependa lá na frente. 

Gostou das nossas dicas? Está pronto para enfrentar uma mudança de carreira na pandemia? Deixe um comentário e conte para nós. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CURSO DE ESCRITA FISCAL E SUAS ROTINAS