Últimas Notícias

Dicas para economizar no Natal: como presentear sem gastar tanto? 

Fim de ano chegando e com ele aquele desejo de presentear amigos e familiares. A grande questão é que o excesso de gastos pode abrir um rombo no orçamento familiar. Por isso, é muito importante seguir dicas para economizar no Natal. 

Em 2020, mesmo em meio a pandemia e o desemprego, o fim de ano deve movimentar no setor de comércio e serviços algo em torno de R$ 38,8 bilhões, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

Estima-se que mais de 86 milhões de pessoas devem sair às compras no Natal. Mas antes de comprar é necessário se planejar para não começar um novo ano no vermelho. Neste artigo vamos trazer dicas para economizar no Natal, evitando gastos excessivos. Confira! 

Como economizar no Natal? 10 dicas

2020 foi um ano atípico, com a pandemia, alta do desemprego e alguns mercados em retração. Mesmo assim a expectativa do setor de comércio e serviços é faturar acima dos R$ 38 bilhões no fim do ano. 

O Natal é quem puxa esse valor para cima, afinal, todo mundo quer dar um agradinho para aquele familiar ou amigo nessa festa. Isso é tão verdade que 54% dos consumidores no país afirmam ter o desejo de presentear alguém no Natal de 2020, de acordo com a CNDL

Mas como gastar sem comprometer as finanças? Abaixo selecionamos 10 dicas para economizar no Natal e presentear quem você ama sem gastar tanto. 

  • Compre no atacado;
  • Estipule um teto de gastos;
  • Faça uma lista de presentes;
  • Compare os preços dos produtos;
  • Aproveite a Black Friday;
  • Use o cartão de crédito com moderação; 
  • Nunca compre por impulso; 
  • Fuja das idas ao shopping; 
  • Se utilize da “arte” de pechinchar;
  • Monte uma poupança ao longo do ano.

Saiba como seguir essas dicas em seguida. 

Compre no atacado

O atacado é conhecido por diversas promoções e algumas lojas até aceitam negociar o valor se o cliente levar mais de 1 unidade. Por isso, uma das dicas para economizar no Natal é comprar produtos no atacado. 

Além de ser econômico, o consumidor que pensa em presentear muitas pessoas pode aproveitar os valores diferenciados nas compras em grande quantidade. 

Sem contar que alguns atacados oferecem um cartão exclusivo aos clientes que permitem um valor exclusivo no produto e opções de parcelamento sem juros ainda maiores do que o normal. 

Estipule um teto de gastos 

Um fator muito importante antes de sair às compras é estipular um teto de gastos. 

Isso porque quando você deixar para decidir os presentes de última hora acaba gastando mais do que pode e acumula dívidas sem necessidade. 

Uma das dicas para economizar no Natal é fazer uma lista de compras. Com essa lista não é só possível prever o quanto você vai gastar, mas também facilita uma pesquisa prévia de preço para saber onde aquele presente está mais em conta. 

Portanto, não saia de casa antes de pesquisar e principalmente antes de definir um orçamento para suas compras. 

Faça uma lista de presentes

Comprar presentes para todos os seus amigos e familiares está fora de cogitação, não é mesmo? Então, uma das boas dicas para economizar no Natal é fazer uma listinha com as pessoas que você irá presentear

Isso lhe ajuda a dar um norte para suas compras e principalmente auxilia naquelas continhas importantes dentro do seu planejamento financeiro. Pois, com essa lista você pode colocar qual presente quer dar, pesquisar o valor, onde comprar e etc. 

Possibilitando, assim, maior controle sobre o seu orçamento e tendo uma visão clara dos gastos que você terá com todos os presentes. 

Compare os preços dos produtos

A pesquisa de preço é fundamental para quem quer economizar nas compras de fim de ano. Neste sentido os sites que comparam os preços dos produtos podem ser de grande ajuda. 

Essa, aliás, é uma das dicas para economizar no Natal. Sites como Buscapé e Zoom possibilitam uma pesquisa minuciosa dos valores do produto, incluindo inclusive o menor preço do dia, do último mês, além de um gráfico de variação de preços. 

Dessa forma, o consumidor pode visualizar a melhor opção de desconto e consequentemente de valor do produto para conseguir economizar.

Outro recurso nessa economia são os cupons que alguns sites oferecem como o Cuponeria. Recorrer a ele, antes de efetuar uma compra, pode ajudá-lo a gastar menos.

Aproveite a Black Friday

Fim de ano não só traz aquele período em que as pessoas vão às compras de Natal, mas também surgem boas oportunidades em descontos, como por exemplo a Black Friday, que ocorre na última sexta-feira de novembro. 

Segundo uma pesquisa do Google, 54% dos brasileiros irão aproveitar a Black Friday em 2020. Essa é uma das boas dicas para economizar no Natal. Porém, como nem tudo são flores, é preciso ter muito cuidado para não ser enganado. 

O segredo na Black Friday é não sair comprando as coisas logo de cara, mas sim pesquisar antes a variação de preço daquele produto. 

O Buscapé, por exemplo, mostra uma curva de crescimento daquele item para que você não caia em armadilhas e acabe pagando até mais caro do que o valor de antes da Black Friday. 

Portanto, aproveitar promoções é uma excelente alternativa para economizar no Natal, contanto que você realize uma pesquisa minuciosa antes para aproveitar os descontos de fato. 

Use o cartão de crédito com moderação 

44% dos consumidores admitem que utilizarão o cartão de crédito para pagar os presentinhos de final de ano, revelou a CNDL. Até por isso a atenção ao cartão de crédito é uma das dicas para economizar no Natal. 

Dado que ao mesmo tempo que ele pode ser um apoio para que você divida o valor da compra pode se tornar um bicho de sete cabeças se não houver cautela no seu uso. 

Assim, antes de sair comprando tudo no cartão avalie o quanto você pode gastar e se posteriormente terá dinheiro para honrar com o valor da fatura nos próximos meses. 

Tenha em mente um valor real de contas parceladas e se não irão pesar no seu bolso e nunca comprometa todo o seu limite, já que você pode precisar dele em imprevistos. 

Nunca compre por impulso 

Não comprar por impulso é uma das principais dicas para economizar no Natal. No Brasil, cerca de 43% dos consumidores efetuam algum tipo de compra sem antes planejá-la ou porque agem por impulso, segundo o SPC Brasil e CNDL

Esse tipo de compra, na maioria das vezes, acaba comprometendo o orçamento e muitas vezes gera um problema financeiro grave posteriormente. Agora imagina gastar por impulso tendo que comprar presente para todos os amigos e família. 

É óbvio que esse tipo de atitude é irresponsável, financeiramente falando, e um grande fator de arrependimento posterior. Como dissemos anteriormente, pesquise, planeje e não compre a primeira coisa que aparecer na frente, pois isso pode trazer danos graves ao seu bolso. 

Fuja das idas ao shopping 

Muitas idas ao shopping no fim de ano é sinônimo de “gastar muito”. As lojas colocam placas imensas de desconto e muitas vezes aquele salto aos olhos instiga as pessoas a comprarem mesmo sem necessidade. 

Já falamos em outro artigo sobre como evitar compras desnecessárias, leia clicando aqui

Se você é desses que não perde uma promoção, independente da necessidade de comprar determinado produto, evite ficar indo no shopping muitas vezes nessa época

Vá apenas para comprar os presentes da sua lista, caso seja de extrema necessidade. Até porque hoje o mercado on-line oferece todas as opções que você encontraria numa loja física e até com valores melhores. 

Com essa diminuição nas idas ao shopping nesse período você estará cortando o mal dos gastos excessivos pela raiz. Pois assim, não estará tentado a comprar algo na liquidação, em promoção e que você não precisa naquele momento. 

Se utilize da “arte” de pechinchar

O ato de pechinchar pode ser extremamente benéfico para quem deseja economizar. Aliás, 81% brasileiros costumam pechinchar apontou um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Pechinchar é uma das dicas para economizar no Natal. Não importa se o desconto é de 5, 10, 15%, quando menos você pagar melhor para o seu bolso. 

Nesse período recorrer a pechincha é comum para o lojista, ele já está acostumado, e não é nenhum demérito para o consumidor tentar negociar o valor de um produto. Diversas lojas oferecem descontos na compra de mais de um item e também em pagamentos à vista. 

Isso ocorre principalmente porque algumas delas têm uma margem de lucro em que podem trabalhar, podendo, então, diminuir o valor do produto em muitos casos. 

Monte uma poupança ao longo do ano

A pior opção para quem deseja presentear amigos e familiares no Natal é deixar para gastar tudo de última hora. Isso porque a tendência é que nessa época os produtos estejam mais caros.

Umas das dicas para economizar no Natal, então, é montar ao longo do ano uma poupança destinada aos presentes de fim de ano. 

Outra alternativa é ir comprando os itens ao longo do ano para aproveitar o valor diferenciado. Se em 2020 não dá mais tempo para montar essa “poupança de Natal”, comece 2021 colocando ela dentro do seu planejamento financeiro. 

Pois assim, é possível gastar menos, com calma ao longo do ano, e você não precisa abrir mão de ter que presentear as pessoas. 

Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe ele nas redes sociais e ajude seus amigos e familiares a economizarem neste Natal. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CURSO DE ESCRITA FISCAL E SUAS ROTINAS