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Como estimular o sentimento de pertencimento na equipe?

Sabemos que a maior riqueza de uma empresa são as pessoas. Depende delas um negócio ter sucesso ou não no mercado. No entanto, quando falamos em pessoas, não estamos querendo dizer apenas os clientes, mas também os funcionários. Eles são peça-chave para o sucesso e, por isso, é fundamental desenvolver o sentimento de pertencimento entre eles.

Justamente pensando nisso, preparamos este conteúdo com diversas dicas para que você possa implementar medidas que estimulem o sentimento de pertencimento em seus funcionários, mesmo em momentos difíceis como o atual. Para isso, vamos abordar os seguintes pontos:

  • realização de pesquisas internas;
  • otimização da comunicação interna;
  • definição de propósitos;
  • celebração de conquistas dos funcionários;
  • atenção aos cuidados pessoais do time;
  • demonstração de confiança.

Se você quiser ir mais a fundo nesse tema e entender o conceito e benefícios do senso de pertencimento, recomendamos também a leitura deste outro artigo aqui

Agora, no artigo de hoje, vamos entender na prática como desenvolver ações que estimulem os funcionários a realmente “vestirem a camisa” de seu negócio. Vamos lá?

O que é sentimento de pertencimento?

Sentimento de pertencimento é o resultado contínuo da valorização que a empresa tem por seu colaborador e vice-versa. Ele engloba os sentimento de se sentir útil, valorizado e aceito no meio de trabalho. 

O ser humano, em todos os âmbitos de sua vida, tem a necessidade de se sentir pertencente à sua comunidade. Isso é uma questão básica, assim como saciar a fome e a sede. Logo, quando isso não acontece, a pessoa tende a se retrair e se sentir desanimada em relação a seu ambiente.

No ciclo profissional, esse sentimento apenas é desenvolvido quando a cultura organizacional é estruturada para reconhecer as realizações de seus colaboradores. Por isso, precisa incluir valores, hábitos e crenças de que o seu time seja parte fundamental para o sucesso dos negócios.

Quando isso não acontece, a falta do sentimento de pertencimento pode trazer grandes consequências negativas, tanto para o próprio funcionário, quanto para a empresa. A pessoa pode passar a ser improdutiva, além de afetar sua saúde mental e física.

Por isso, a gestão de pessoas da organização precisa estar, constantemente, desenvolvendo ações para reforçar o senso de engajamento e pertencimento de toda a equipe. 

Qual a importância de desenvolver o sentimento de pertencimento?

Nenhuma pessoa se empenhará a ponto de “vestir a camisa” da empresa se não se sentir parte dela. Provavelmente, ele aceitará de primeira novas oportunidades que parecem valorizar mais suas competências.

Logo, as consequências negativas para a empresa podem ser grandes. Um sentimento de desvalorização pode rondar os funcionários e afetar a equipe toda. Isso pode levar a desconexão organizacional e gerar:

  • absentismo;
  • falta de iniciativa e criatividade;
  • alta rotatividade de pessoal;
  • índices elevados de insatisfação.

Por isso, um verdadeiro sentimento de pertencimento é necessário para manter o bem-estar e criar equipes sólidas e bem-sucedidas.

Ao estreitar relações entre equipe, liderança e empresa, é natural que o colaborador se sinta cada vez mais estimulado a atingir suas metas e a aprimorar seus conhecimentos e habilidades.

Além disso, o pertencimento gera um sentimento de satisfação profissional, o que faz com que os colaboradores desenvolvam um trabalho mais construtivo e feliz. 

O sentimento de pertencimento e o coronavírus

Além dos pontos tratados anteriormente, o sentimento de pertencimento torna-se mais crucial do que nunca para o sucesso dos negócios. A pandemia do novo coronavírus implicou uma série de mudanças na rotina de trabalho nas empresas.

Diversos colaboradores se viram forçados a permanecerem em casa para evitar a disseminação da doença e a desenvolverem suas tarefas por home office. Diante dessa nova realidade, alguns pontos críticos precisam ser considerados, tais como: os níveis de estresse, ansiedade e depressão dos colaboradores.

O trabalho remoto tende a aumentar a sensação de isolamento das pessoas, pois não há mais aquele convívio diário com os demais membros da equipe. As pausas para o café, os momentos de brainstorm, conversas pessoais e até mesmo o famoso happy hour após o expediente deixam de acontecer. 

Tudo isso afeta o desempenho da equipe e reflete no sentimento de pertencimento. Por isso, as empresas precisam se preocupar em manter a equipe integrada e engajada constantemente.

É preciso reforçar a cultura organizacional e readequar as ações para estimular a satisfação do time. Nesse momento, será fundamental que alguns pontos sejam colocados em prática para que todas as pessoas se sintam parte importante da corporação e das equipes de trabalho.

Como estimular o sentimento de pertencimento?

Agora que você já entendeu a importância do sentimento de pertencimento em sua empresa, chegou o momento de entender como introduzi-lo na realidade de seu negócio. Confira a seguir uma lista com as principais ações para incentivar sua equipe:

Realize pesquisas internas

Parece óbvio, mas realizar pesquisas internas periódicas é um ponto de partida crucial para uma estratégia bem definida. Afinal, quem melhor para saber quais medidas engajam o time do que os próprios colaboradores?

Portanto, faça uma pesquisa de engajamento regularmente entre os funcionários para entender se eles se sentem conectados à empresa e quais passos eles consideram importantes serem adotados.

A iniciativa de ouvi-los, é importantíssima para o sentimento de pertencimento. Isso demonstra como a empresa está preocupada em considerar as necessidades do grupo.

Otimize a comunicação interna

Uma boa comunicação é peça-chave para melhorar os resultados de uma companhia como um todo. No sentimento de pertencimento não é diferente, ela elimina ruídos e aumenta a interação de todos.

Logo, para otimizar a comunicação interna, sua empresa deve criar canais oficiais de comunicação sobre as principais atividades do negócio. Em momentos de home office, como o atual, a comunicação torna-se ainda mais relevante, junto ao senso de pertencimento.

A atenção deve ser redobrada e os colaboradores precisam perceber que, mesmo a distância, suas funções e compromissos continuam os mesmos.

Tenha propósitos bem estabelecidos

Outro ponto fundamental para o sentimento de pertencimento, é que os colaboradores saibam exatamente por qual motivo estão fazendo o seu trabalho. Para trabalhar com satisfação e dedicação, é necessário que eles saibam o que podem alcançar com seus resultados.

Os propósitos, portanto, devem ser bem estabelecidos, assim como o retorno que terão. Além de benefícios financeiros a organização deve oferecer outras formas de retorno. 

Ter um propósito voltado para melhorias à sociedade ou ao meio ambiente, por exemplo, são grandes aliados. A maioria das pessoas se sente estimulada ao desenvolverem tarefas que são transformadoras a suas comunidades. Elas se sentem parte de um bem maior.

Garanta a transparência em todas as ações

Em um cenário de crise econômica como o que vivemos, é normal que as pessoas se sintam inseguras no trabalho. O medo de perder o emprego pode aumentar o estresse e a desconfiança do time.

Por isso, passar todas as informações relevantes aos funcionários e deixar claro todas as tomadas de decisão são passos extremamente necessários. Isso envolve, inclusive, anunciar de forma clara a situação atual dos negócios e se há a possibilidade de haver demissões.

Celebre as conquistas dos funcionários

Principalmente em momentos de muitas incertezas, as empresas tendem a deixar pontos importantes do dia a dia de lado, como a celebração de conquistas dos funcionários. 

No entanto, isso é importante para que todos se sintam valorizados. Para isso, a empresa deve estabelecer objetivos e prazos a serem atingidos e, assim, valorizar as metas batidas.

Além de oferecer gratificações e desenvolver um plano de comissões, a empresa precisa dar visibilidade para essas conquistas diante dos demais membros do time. O funcionário deve perceber que o seu bom trabalho está sendo reconhecido por todos.

Dê atenção para o cuidado pessoal dos colaboradores

Mais do que reconhecer o desempenho profissional do time, a empresa deve mostrar que se preocupa com o bem-estar e saúde mental de todos. 

No momento atual, ela precisa ainda reconhecer que o isolamento social e as consequências do coronavírus na vida das pessoas afeta também o âmbito profissional.

Uma pesquisa do Instituto YoungMinds, por exemplo, mostrou que  o impacto da covid-19 tem sido grande, principalmente na vida de jovens com problemas de saúde pré-existentes. Devido a isso, é visível o aumento de ansiedade, insônia e ataques de pânico nesse período.

Tudo isso precisa ser considerado, pois pode gerar impactos diretos no rendimento dos colaboradores. Portanto a organização precisa estimular e até mesmo disponibilizar alguns serviços voltados para a saúde mental, como o atendimento psicológico.

Demonstre confiança

Principalmente no home office, os funcionários podem ter a sensação de que seu trabalho não é visto e, assim, passarem a ficar desestimulados. Para evitar esse problema e aumentar o sentimento de pertencimento, as lideranças precisam demonstrar confiança a seus subordinados.

A empresa deve alinhar com seus líderes a definição de expectativas claras para os funcionários e criar um cronograma de feedbacks. Assim, será possível demonstrar ao time que cada ação realizada é feita e que será analisada ao final de cada avaliação.

Como você pôde perceber, há inúmeras formas de inspirar o sentimento de pertencimento dos funcionários. Para que todas essas medidas sejam colocadas em prática, a empresa deve, primeiramente, estruturar sua cultura organizacional para que isso se torne intrínseco a seu negócio. Desse modo, a preocupação de manter a satisfação e integração da equipe será constante. 

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