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Black Friday 2020: dicas para vender mais na sua loja e evitar prejuízos

A Black Friday de 2020, no Brasil, segue mais uma vez, a tradição criada nos Estados Unidos, de fazer uma mega promoção, com preços super baixos, na última sexta-feira do mês de novembro.
A tradição, que no país de origem tem o objetivo de vender o máximo de produtos possível ainda no mês que antecede o mês do Natal, foi abrasileirada aqui pelas nossas terras.
Aqui, a Black Friday não dura somente um dia. Aqui, o nome Black Friday virou mais um período inteiro de descontos do que um data específica de novembro.
O torra-torra, que em terras brasileiras já não tem data para começar nem para terminar, traz uma grande baixa de preços e vantagens imperdíveis para quem espera até este período do ano para fazer suas grandes compras, principalmente na área dos eletrônicos.
Então, com os preços em baixa e as vantagens e facilidades em alta, os consumidores brasileiros aproveitam para comprar os vários produtos que passaram o ano inteiro nas suas listas de compras. 
Aquilo que, antes era apenas uma grande promoção para as compras dos presentes de Natal dos amigos e famílias, virou uma das épocas mais aguardadas do ano.
A maior prova de que os brasileiros transformaram a Black Friday em uma tradição própria, talvez seja as buscas do Google. A busca pelo termo Black Friday cresce enormemente a cada ano.
Assim como as buscas por categorias do varejo que estejam com promoções na data festiva crescerem 2X na comparação entre 2019 e 2020.
Black Friday 2020: como vender mais
Os benefícios oferecidos pelas empresas varejistas também têm suas altas. Como mostra o gráfico abaixo:
Black Friday 2020: dicas de como vender mais
Como a Black Friday 2020 começa no dia 27 de novembro, ainda dá tempo de os varejistas se prepararem e traçarem estratégias que possam alavancar as suas vendas neste final de ano. 
O nosso artigo é exatamente sobre algumas destas estratégias que podem ser adotadas. Mas antes, vamos entender melhor o que é a Black Friday e porque você deve estar atento a este fenômeno.
Black Friday é um termo criado pelo varejo norte americano para denominar a ação de vendas que ocorre um dia após o feriado de Ação de Graças. É nesta data que os comerciantes varejistas dos EUA costumam baixar os preços e fazer queimas de estoque para vender mais e abastecerem o estoque natalino.
A prática foi tomando conta do mercado e hoje é adotada em vários países, inclusive no Brasil. 
Portanto, a data é muito esperada por lojistas do nosso país, que vêem nela uma oportunidade de vender mais.
Porém, é necessário ter muito cuidado com as estratégias que serão adotadas na sua loja. É preciso estar ciente de que não basta apenas baixar o preço dos produtos para vendê-los mais facilmente.
Existem vários pontos que devem ser levados em consideração na hora de elaborar sua estratégia de venda. E quando mal planejada, seu negócio pode sofrer prejuízos difíceis de serem corrigidos.
E engana-se quem pena que somente no ambiente virtual a Black Friday possui força. O evento vem tomando grandes proporções também com lojas físicas, e por isso é importante aproveitar cada oportunidade para aumentar suas vendas.
Para ajudar você a vender bem na Black Friday 2020 sem perder dinheiro, ter um bom planejamento de venda e aproveitar bem a data, fizemos este artigo explicando alguns pontos essenciais e dando algumas dicas para sua loja se sair bem.
A Black Friday 2020 vem chegando com força, e para sua loja não ficar de fora, fique de olhos nas dicas que daremos neste artigo.
black friday 2017
Basicamente, o espírito da Black Friday 2020, assim como nas outras edições, está nas promoções. Afinal, é através delas que se torna possível atrair tantos clientes e queimar estoque com rapidez.
Como você já deve saber, existem infinitas opções de promoções para aplicar nos produtos de uma loja. E muitas destas opções você mesmo(a) pode criar.
Mas, nesta parte iremos focar nas promoções mais comuns no varejo e mostraremos para você como elas podem ajudar sua loja na hora das vendas. Vamos lá:
Esta é uma prática bem comum no mercado. E que além de ajudar nas vendas, possibilita também um maior controle da inadimplência dos clientes. O pagamento à vista é uma maneira de ambos os lados saírem beneficiados: empresa e cliente.
A primeira porque os pagamentos à vista permitem uma maior segurança em relação às finanças e contribuem para um bom fluxo de caixa. Assim como excluem qualquer possibilidade do cliente ficar inadimplente.
E para o cliente, o pagamento à vista é vantajoso pois: além de ganhar descontos na compra, evita tornar-se inadimplente em algum momento e pagar caro por isso.
Portanto, na Black Friday 2020, considere oferecer aos clientes descontos no pagamento à vista. E se o pagamento for no dinheiro, o que é ainda melhor, você também pode oferecer um desconto a mais.
Mas tome cuidado! Embora essa prática ajude você a vender bastante, é preciso estar atento(a) para não ter prejuízos.
Saber sobre os custos dos produtos e formar bons preços de venda são essenciais para vender bem e obter bons lucros. Falaremos sobre isso mais adiante neste artigo.
black friday 2017
O parcelamento de compras é uma prática ainda mais comum que pagamentos à vista para os consumidores. E é compreensível, afinal, muitas pessoas preferem pagar um produto aos poucos para não comprometerem todo seu dinheiro.
E embora o parcelamento de compras, quando feito em carnês, possa levar a problemas como a inadimplência, essa é uma prática que você pode aproveitar para vender mais na Black Friday 2020.
Digamos que na sua loja o parcelamento máximo é de até 3x. Ou ainda, que até 3x a compra não possui juros, mas que após este número sim. Na Black Friday 2020, caso você esteja receoso(a) de baixar preços, pode optar por oferecer parcelamentos mais altos sem acrescentar juros.
Essa prática ajudará você a atrair mais compradores e aumentar o volume de compras de cada um. Afinal, com um parcelamento adequado e sem juros, é possível que uma mesma pessoa compre mais produtos por ter essa possibilidade de gastar menos mensalmente.
Mas é importante que você tome cuidado com as formas de pagamento que irá disponibilizar. O mais seguro é não cobrar juros apenas em pagamentos feitos no cartão de crédito, isso porque o carnê pode trazer algumas complicações. Clientes inadimplentes são uma delas.
Portanto, estude bem sua estratégia para não ter surpresas no futuro.
black friday 2017
É normal que, para fazer o consumidor comprar mais produtos, algumas técnicas devam ser aplicadas. É o caso das famosas promoções “2 por 1”, que se aplicam também a compras de maior número.
Técnicas como essa e conceder descontos para compras de mais produtos são boas estratégias para vender mais. Todo consumidor deseja poder levar mais de um produto pagando menos. E você deve aproveitar isso.
Considere oferecer estas promoções para produtos de menor valor. Por exemplo, se sua loja vende roupas, faça as promoções com meias e cuecas. Você também pode montar seus próprios “packs”, dessa forma terá um controle maior sobre quais produtos irá oferecer.
Para a Black Friday 2020, é interessante que você aplique uma dessas estratégias na sua loja. Mas assim como falamos anteriormente, é necessário tomar cuidado para fazer os cálculos da forma correta.
Afinal, você não vai querer dar de graça seus produtos. Portanto, estudar bem os custos que você tem por produto e aplicar bons preços são tarefas essenciais. Mais adiante tocaremos neste ponto.
black friday 2017
Oferecer frete grátis normalmente é uma prática de lojas online. Mas engana-se quem pensa que lojas físicas não podem aproveitar essa estratégia para aumentar as vendas.
Uma loja de móveis ou eletrodomésticos, por exemplo, pode aplicar este processo nas suas vendas.
Um frete considerado caro pelo cliente pode interferir na compra. Afinal, ninguém está disposto a pagar um valor altíssimo para receber seu produto. Portanto, oferecer frete grátis para seus clientes é uma boa estratégia para usar na black Black Friday 2020.
Outra dica, caso sua loja venda móveis, é oferecer montagem gratuita. Muitos clientes não possuem conhecimento para montar móveis. Portanto, oferecer este tipo de serviço gratuitamente é uma boa maneira de atrair novos compradores.
Além disso, pesquisas divulgadas pelo próprio Google apontam que vantagens oferecidas pelos varejistas no momento da compra na Black Friday aumentam drasticamente as vendas. Exemplo disso é o frete grátis. 45% das vendas na Black Friday do ano passado oferecia frete grátis. 
Black Friday 2020: dicas de como vender mais
Por último, chegamos à prática mais comum da Black Friday. É nessa data que muitas empresas varejistas enxergam a oportunidade de limparem seus estoques. E por isso vemos tantos produtos com preços tão baixos.
É normal que algumas lojas que compram grandes volumes de fornecedores acabem entupindo os estoques e não conseguindo vender alguns produtos. Portanto, em dias como a Black Friday é possível fazer ofertas que permitem limpar os estoques.
É necessário ter muito cuidado ao baixar os preços para liquidar o estoque. Embora você esteja “se livrando” dos produtos que não estava vendendo, preços muito baixos podem trazer prejuízos.
Evidentemente, preços baixos atraem muitos consumidores. Com isso, sua loja terá um bom número de vendas. Porém, um número alto de vendas não significará que sua loja está bem. Afinal, de nada adiantará vender vários produtos se nenhum deles estiver gerando lucros reais.
Portanto, vale ressaltar que queimas de estoque são boas estratégias para as vendas e podem sim gerar lucros. Porém, é necessário um estudo aprofundado sobre os preços e as quantidades que serão vendidas. Isso para que não ocorram surpresas futuras no fluxo de caixa.
Você pode considerar baixar os preços na sua loja, essa é uma boa prática para vender mais na Black Friday. Mas fique sempre atento(a) aos números.
black friday 2017
Esta dica já não é novidade para muitos empresários. Para outros, essa ideia ainda está longe de se tornar uma realidade. Entretanto, cada vez mais os atendimentos estão sendo feitos através do WhatsApp. Não só porque isso facilita a vida do empresário, mas também, porque os usuários querem, cada vez mais, serem atendidos dessa forma. 
Esta forma de venda direta tem tido um aumento importante nos últimos tempos. Tem se tornado tão importante que a gente já publicou, aqui no blog, um manual passo-a-passo, de como vender pelo WhatsApp.
Se você quiser saber como implementar a estratégia de vendas pelo WhatsApp, basta clicar na imagem abaixo:
black friday? dicas de como vender mais
Conforme evidenciamos acima, é necessário tomar cuidados com as promoções que você aplicará na sua loja. Além disso, é preciso também ter outros cuidados  no seu negócio para vender bem na Black Friday sem ter prejuízos.
Nos tópicos anteriores falamos um pouco sobre a importância de precificar bem seus produtos. E por mais que calcular o preço de venda pareça uma tarefa complicada, na verdade pode ser bem simples.
LEIA MAIS: Preço de venda: saiba como calcular o preço de venda de um produto ou serviço
Mas por que a precificação correta é tão importante?
Primeiro porque se seu produto possui um preço abaixo do ideal, ele não irá gerar lucro. Portanto, ou você estará apenas ganhando o suficiente para pagar por ele, ou estará tendo prejuízos. E prejuízo é algo que você com certeza não quer para sua loja.
Segundo porque, um produto que não gera lucros interfere diretamente na lucratividade do seu negócio. E se a lucratividade da sua loja estiver ruim, significa que as coisas não estão no caminho certo.
LEIA MAIS: Lucratividade e Rentabilidade: o que são e como calcular estes indicadores
E como calcular o preço de venda e lucratividade da minha loja?
Nossos artigos sobre preço de venda e lucratividade ajudarão você a entender melhor estes pontos e aplicar o conhecimento no seu negócio. Para calcular o preço de venda, você também pode baixar gratuitamente nossa planilha.
Planilha de Formação de Preço de Venda - Compras por Impulso
Portanto, lembre-se: definir bons preços para seus produtos é essencial para fazer boas promoções e evitar prejuízos. Na Black Friday considere reservar um tempo exclusivamente para precificar seus produtos.
É essencial que você tenha um bom controle de estoque para a Black Friday.
Por que?
Bom, principalmente porque você não quer deixar clientes de “mãos abanando”. Imagine ter grande demanda de um produto e perceber que ele está em falta? Além de estar perdendo dinheiro por não conseguir fechar venda, prejudicará a experiência do cliente.
Então, tenha tudo sob controle na hora de iniciar as vendas. Saiba quais e quantos produtos você possui em estoque para evitar problemas. E sempre que notar um grande número de saídas, dê uma conferida. É bom manter um controle contínuo dos seus produtos em datas como a Black Friday.
Tendo um bom controle de estoque você terá mais segurança na hora de vender. E também evitará perder dinheiro e clientes.
LEIA MAIS: Controle de Estoque: Guia completo. Saiba como fazer.

Digamos que você conseguiu atrair um grande número de consumidores com sua promoções. Agora, estão todos ansioso para comprar na sua loja. Porém, existe um problema: sua estrutura não dará conta de um número tão alto de pessoas.
Isso prejudicará suas vendas, além de também contribuir muito para uma má experiência dos clientes. Portanto, algumas dicas para lidar com isso na Black Friday 2020 são:
Aplique um sistema de senhas: senhas de papel mesmo, apenas para que você e seus funcionários consigam manter um controle. Distribua senhas para os clientes para manter uma ordem entre eles. Dessa forma, todos conseguirão fazer suas compras e tudo de forma organizada.
Se sua loja for muito pequena, elabore uma estrutura externa para suportar filas: você pode utilizar fitas para orientar os clientes. Para manter uma boa circulação dentro da loja, organizar filas externas torna-se uma boa estratégia. Assim, os clientes que estiverem dentro da loja podem circular facilmente e os que estiverem esperando poderão manter uma ordem.
Estabeleça um tempo limite para cada cliente: alguns clientes tendem a demorar um pouco para comprar. E isso é normal. Porém, em dias de muito movimento, como será a Black Friday 2020, tempo é dinheiro. E para que todos seus clientes tenham a chance de comprar, estabeleça um tempo para cada pessoa poder fazer suas compras.
Se necessário, distribua seus produtos de forma diferente: independente do ramo da sua loja, provavelmente você possui uma organização interna permanente. Com nichos, seções, etc. Porém, com uma circulação de clientes maior que o normal, talvez seja necessário mudar um pouco. Estude o ambiente interno da sua loja e veja quais os melhores pontos para organizar os produtos. Deixe uma boa área para circulação livre. Isso ajudará na hora das vendas e evitará tumultos e aglomerações dentro da loja.
black friday 2017
Agora que você viu algumas dicas para vender mais na Black Friday 2020, considere aplicar algumas estratégias na sua loja. Lembre-se de estudar bastante o seu negócio. Conheça bem sua empresa para que todas as práticas aplicadas possam trazer bons resultados.
Boas vendas!
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