Últimas Notícias

8 dicas simples para aumentar a concentração no trabalho

Manter-se concentrado em uma mesma tarefa por muito tempo é um grande desafio para muitas pessoas. Com a popularização das redes sociais e as inúmeras distrações online, essa tarefa se tornou ainda mais difícil. Não é à toa que o número de trabalhadores com dificuldade de concentração no trabalho aumenta a cada ano.
A concentração é um estado mental que nos permite focar em determinada atividade. Ela é essencial para o trabalho e impacta diretamente em nossa produtividade. Por isso, se ter concentração é um problema em sua vida, estas dicas são para você:
Ignorar a falta de concentração no trabalho pode gerar consequências graves no dia a dia, além da improdutividade, a pessoa pode se tornar facilmente irritada e estressada. Caso você já tenha esse problema em sua rotina, sugerimos também a leitura deste artigo aqui. Ele irá lhe ajudar a superar esse problema.
Agora, se você quer aprender algumas dicas úteis para conseguir manter a concentração no trabalho e, assim, melhorar seu desempenho e desenvolvimento profissional, continue conosco neste post!
Você tem sentido que está cada vez mais difícil ficar focado em algo? Quando percebe, já está sonhando ou fazendo uma lista mental de tarefas que precisa realizar mais tarde? Acredite, isso não acontece apenas com você.
Uma pesquisa mostra que em 2015, o tempo de atenção de uma pessoa era de apenas 8,25 segundos. Quase 4 segundos a menos do que nos anos 2000. Esse tempo já é mais  curto do que a concentração de peixinhos dourados, de acordo com a Microsoft, que é de 9 segundos.
E de quem é a culpa disso? Segundo a conclusão da pesquisa, a capacidade de concentração dos humanos está sendo reduzida por impacto dos dispositivos portáteis e das mídias digitais
As pessoas que tendem a usar várias telas ao mesmo tempo, como trabalhar no computador enquanto checam as redes sociais no mobile, tendem a ter dificuldade para filtrar a informação que chega por estes dispositivos digitais.
Longe de ser o único problema, a tecnologia tem facilitado (e impulsionado) que as pessoas sejam multitarefas, o que aumenta a produtividade, mas, ao mesmo tempo, acaba atrapalhando a concentração no trabalho.
A mudança rápida de atenção pode provocar mais cansaço e irritabilidade, o que também é prejudicial. Isso gera estresse e ansiedade, que são maléficos para a memória e concentração, tornando o cérebro sobrecarregado.
Noites mal dormidas e as preocupações do dia a dia também são fatores que atrapalham muitos colaboradores. Principalmente diante da realidade atual, em que muitas pessoas estão lidando com isolamento obrigatório e dificuldades para se adaptar ao home office.
Por isso, utilizar algumas táticas para driblar os contratempos e melhorar o foco nas tarefas do dia a dia pode ser um grande aliado para trabalhar sem estresse. Acompanhe a seguir algumas dicas!
Agora, sem mais delongas, confira algumas dicas simples e eficientes de como superar a dificuldade de concentração no trabalho:
Principalmente agora, em que muitas pessoas estão no home office pela primeira vez, é comum utilizar lugares improvisados para trabalhar, como mesa da sala, sofá, etc.
Separar um lugar adequado e calmo para trabalhar é fundamental. Caso não seja possível fugir do barulho, invista em recursos capazes de te auxiliar, como fones de ouvido que bloqueiam o som. 
O ponto fundamental é eliminar o máximo de distrações possíveis do ambiente para que nenhuma adversidade possa tirar seu foco do trabalho.
Montar um cronograma e listar a sequência de tarefas daquele dia também são importantes para se manter concentrado em uma coisa por vez. Estabeleça o momento certo inclusive para refeições e pausas para descanso.
Essa previsibilidade pode ajudar também na rotina familiar. Aqueles trabalhadores em home office podem trazer isso para vida pessoal e contribuir para que os filhos se sintam menos ansiosos ao seguirem uma rotina.
Muitas pessoas querem dar conta de tudo de uma vez só e acabam não conseguindo realizar as mais simples atividades. Isso porque é fundamental definir as prioridades do dia.
Busque fazer uma lista das tarefas mais urgentes e, assim, definir prioridades para se concentrar. Assim, você saberá quando realizará cada item da lista e não precisará ficar preocupado de que esquecerá de algo.
Ainda que você consiga se focar em uma tarefa por mais tempo, seu cérebro precisa descansar. Portanto, para manter a concentração no trabalho, busque parar um pouco para retomar o fôlego.
Saia da frente do computador, tome um café, faça um alongamento ou mesmo vá ao banheiro ou tome água. Essas pequenas pausas irão contribuir para que sua concentração aumente.
A definição de metas diárias pode guiar seu trabalho e deixá-lo mais organizado. Desse modo, mesmo que tenha um grande projeto pela frente, você saberá a quantidade de produção que fará em cada dia até finalizá-lo.
Além disso, pequenas metas são mais fáceis de cumprir, o que nos deixa mais motivados e engajados a continuar.
Outro fator que contribui para a falta de concentração é a má qualidade de sono. A pessoa acaba se irritando facilmente e não consegue focar em nenhuma tarefa em seu dia.
Por isso, é importante ter um local adequado para dormir, de preferência em um quarto escuro e silencioso. Além disso, você deve evitar tarefas que tiram o sono próximo do horário de deitar, como exercícios físicos e alimentação pesada.
O sono precisa ser reparador para que a pessoa acorde renovada e pronta para um dia de concentração no trabalho.
Além de ter uma boa noite de sono, ter uma alimentação saudável e fazer atividades físicas ajudam a aumentar a concentração no trabalho.
Portanto, evite se alimentar de produtos industrializados e ricos em açúcar. Prefira refeições mais saudáveis, com vegetais, frutas e proteínas leves. Outro ponto importante é a hidratação. Tenha sempre uma garrafinha ao lado durante o trabalho para não se esquecer de beber água.
Nem sempre conseguimos dar conta de controlar nossa ansiedade e falta de foco sozinhos. Alguns momentos exigem ajuda profissional para lidar com as dificuldades. 
Muitas vezes, quando ignoramos o problema, ele pode se tornar mais grave. Por isso, caso sinta que sua concentração no trabalho está há muito tempo prejudicada, procure ajuda médica. 
A meditação é outro aliado de uma vida mais saudável e pode ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse. 
Vivemos uma fase de muitas incertezas e dificuldades, o que atrapalha ainda mais a concentração no trabalho. No entanto, quando você consegue desenvolver hábitos saudáveis e colocar em prática as dicas acima, é possível aliviar a tensão e ter um melhor desempenho profissional.  
 
Curtiu o post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar conhecimento!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin diam justo, scelerisque non felis porta, placerat si. Vestibulum ac elementum massa. In rutrum quis risus quis sollicitudin.

source

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CURSO DE ESCRITA FISCAL E SUAS ROTINAS