Últimas Notícias

10 tendências para reter talentos em 2021

2020 ainda nem acabou e a maioria das pessoas já está na expectativa para o próximo ano. Por isso, diante de tantas incertezas e interrupções causadas pela COVID-19, as empresas precisam correr atrás do prejuízo para melhorar seus resultados e levantar os ânimos de suas equipes. Uma excelente alternativa é seguir as tendências de como reter talentos em 2021.
Após momentos difíceis, em que todos enfrentaram interrupções significativas em seu dia a dia pessoal e também no trabalho, nada melhor do que adotar novas estratégias para um novo ano.
Pensando nisso, preparamos 10 tendências de como reter talentos em 2021. Confira a seguir quais são elas:
Para ter os melhores profissionais em seu time, é fundamental que sua empresa ofereça ainda um pacote de benefícios atrativo. No entanto, sabemos que definir isso não é uma tarefa fácil. Afinal, quais benefícios são interessantes para o momento atual? Para ajudar sua empresa a decifrar essa questão, sugerimos a leitura deste outro artigo aqui sobre a melhor escolha do pacote de benefícios para 2021.
Agora, voltando para a retenção de talentos, acompanhe o conteúdo a seguir e veja quais novidades esperar para o próximo ano. Vamos lá?
O ano de 2020 foi marcado por grande preocupação, tanto por parte das pessoas quanto das empresas. Todos tivemos que enfrentar uma série de questões, como o medo da contaminação própria e dos familiares e amigos, a crise econômica, isolamento social obrigatório, demissões repentinas, entre outras questões.
O trabalho remoto também tornou-se uma realidade presente na vida de milhares de pessoas. E, apesar de ter representado um aumento na produtividade de muitos trabalhadores, veio acompanhado de uma carga adicional de estresse e cansaço mental.
Não é à toa que o novo cenário mexeu com a preferência da maioria das pessoas em relação a benefícios atrativos para se manter em uma empresa. 
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria global AON, com 540 empresas da América Latina, além dos tradicionais, tendências relacionadas à mobilidade e bem-estar entraram no ranking de melhores benefícios
Para 32% dos entrevistados, programas voltados para bem-estar emocional tornaram-se prioridade. Entre as novidades estão ainda as soluções de bem-estar social e financeiro que devem ser considerados prioridade para reter talentos em 2021.
Em um cenário de incertezas, as pessoas passaram a buscar por uma melhor qualidade de saúde mental para lidar com as pressões do novo normal. Esse benefício ultrapassa até mesmo aqueles com foco na saúde física que até então estavam no topo de benefícios atrativos.
Como você pôde perceber, a pandemia está remodelando as preferências das pessoas, por isso é preciso estar atento às mudanças para saber como reter talentos em 2021. Confira a seguir como fazer um melhor planejamento para o próximo ano.
A retenção de talentos de uma empresa é bem-sucedida quando ela possui um conjunto de práticas e estratégias que são bem-vistas pelos colaboradores. Isso faz com que eles se mantenham engajados a continuarem em seus cargos.
Em 2021, essa tática não será diferente. As empresas apenas precisam acompanhar as transformações ocorridas na vida das pessoas para entender quais são as novas necessidades de seu time. 
A tarefa de manter os funcionários motivados diante de tantas tragédias e dificuldades é um grande desafio atualmente. Por isso, é necessário que o RH tenha um planejamento estratégico e também esteja conectado às tendências do mercado.
Confira a seguir as 10 principais tendências para reter talento em 2021:
Mais importante do que nunca, investir na carreira dos colaboradores em tempos de crise é fundamental para reter talentos. Aposte nos treinamentos online para dar continuidade na capacitação do time.
Dessa forma, os colaboradores irão se sentir mais valorizados e estimulados a continuarem a fazer seu trabalho e a bater suas metas.
Outro modo de reter talentos em 2021 é por meio da flexibilização de horários. Os colaboradores estavam acostumados a irem para o escritório todos os dias, no entanto, essa realidade não é mais a mesma.
Embora não tenha sido uma transição fácil para o trabalho remoto, para muitos, o home office tornou-se um excelente aliado na produtividade. Por isso, para 2021, é fundamental considerar uma  maior flexibilidade.
Após as restrições do coronavírus, as empresas podem oferecer a possibilidade de continuar trabalhando em casa como forma de reter talentos. 
Não é porque os colaboradores não estão no escritório que as reuniões de feedback devem ficar de lado. Eles são muito importantes durante a crise para reter talentos.
É por meio de uma rotina bem estabelecida e uma comunicação constante que os colaboradores vão se sentir parte da empresa. Portanto, dê continuidade aos feedbacks, estabeleça metas e objetivos a serem cumpridos para que eles continuem engajados.
O clima organizacional é o termômetro que mede a satisfação dos colaboradores. Quando ele é muito positivo, as pessoas estão motivadas e comprometidas com as metas da empresa. 
Do contrário, a empresa pode sofrer perdendo os seus talentos. Portanto, é fundamental reforçar a importância de um bom clima organizacional mesmo no home office.
Uma tendência que se torna mais forte a cada ano é a preocupação das pessoas com causas sociais. Os colaboradores querem trabalhar para empregadores que retribuam à comunidade.
Desse modo, se preocupar com questões socialmente importantes, como racismo, machismo e questões climáticas é indispensável para reter talentos em 2021. 
Logo, sua empresa deve criar programas de responsabilidade social que motivem a equipe a se voluntariar em causas importantes, além de contribuir financeiramente com instituições sociais importantes em sua comunidade.
De acordo com a American Psychiatric Association (APA), 1 em cada 4 funcionários foi diagnosticado com depressão durante a pandemia. Além disso, menos de 40% de empregadores oferecem programas de saúde mental que atendam a essas necessidades.
Logo, essa é uma tendência que cresce com a pandemia e deve estar no radar das empresas para 2021. Disponibilizar benefícios de saúde mental de fácil acesso será fundamental para reter talentos.
Diante da atual crise econômica, possuir maior autonomia e flexibilidade para sacar o salário disponível quando precisar é um grande atrativo para talentos. Isso contribui para que os colaboradores não precisem lidar com estresse financeiro em um momento tão difícil.
Por isso, uma alternativa para reter talentos é por meio do Xerpay, o nosso software de gestão que permite que seus colaboradores tenham à disposição uma plataforma de salário sob demanda.
Essa tendência tem se consolidado no mercado global por conta da facilidade com a qual o pagamento se torna um meio flexível de recompensar os colaboradores.
Muitas empresas estão deixando de lado o tão famoso “happy hour” após o expediente e até mesmo as festinhas de integração descontraídas entre funcionários durante a pandemia. No entanto, eles são mais importantes agora do que nunca.
É possível utilizar a tecnologia a seu favor e realizar eventos criativos online para aumentar o engajamento dos colaboradores e reter talentos em 2021. 
Os funcionários que estão trabalhando em casa sentem falta das interações com a equipe e passam a se sentir distantes da cultura organizacional após muito tempo sem integração. Por isso, volte a planejar eventos virtuais para motivar o time.
Esse é um benefício considerado tradicional, no entanto, com a pandemia, voltou a estar entre as prioridades dos empregados. É possível inovar no plano de saúde para reter talento em 2021.
Sabemos que, ao longo da última década os planos de saúde estão ficando mais caros do que nunca, desagradando empregados e empregadores. Por isso, uma nova alternativa surgiu para suprir essa demanda, a abordagem que oferece uma cobertura que elimina a maioria das franquias e copagamentos.
Essa tendência elimina a divisão de custos dos funcionários, assim contribui para a economia das empresas a longo prazo e também ajuda a aumentar o valor percebido pelos funcionários quando se trata de seus benefícios de saúde e pacote de remuneração. 
Outra alternativa para modernizar os benefícios e reter talentos em 2021 é acompanhando as inovações na área da saúde. A telemedicina tem se tornado, cada vez mais, popular. Portanto, oferecer esse benefício pode ser uma ótima ideia.
Durante a pandemia, muitas pessoas passaram a ficar impossibilitadas de darem continuidade a tratamentos de doenças crônicas, entre outras enfermidades que requerem constante acompanhamento. 
O surgimento da telessaúde surgiu para corrigir esse problema e, por isso, é uma tendência que veio para ficar. Ela é um benefício que pode desempenhar um papel importante na retenção de talentos em sua empresa.
As preferências dos trabalhadores mudaram, por isso, é importante que sua empresa esteja preparada para acompanhar as tendências do mercado para saber como reter talentos em 2021. O principal ponto é ouvir seu time. Apenas assim, será possível entender as novas prioridades deles diante desse novo normal. 
Quer ficar ligado nas tendências e novidades do mercado para não perder seus talentos para a concorrência? Então siga a gente nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, e LinkedIn e não perca mais nenhum conteúdo!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin diam justo, scelerisque non felis porta, placerat si. Vestibulum ac elementum massa. In rutrum quis risus quis sollicitudin.

source

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CURSO DE ESCRITA FISCAL E SUAS ROTINAS